Trechos do livro inédito "ASTROLOGIA CONTEMPLATIVA E SIMBÓLICA" de Abel Fernandes

segunda-feira, 25 de junho de 2007




O ASCENDENTE

Existem vários tipos de forças atuando em torno, dentro e sobre o nosso Planeta, a Terra.
Há uma força que se movimenta circulando o globo terrestre partindo sempre do Oriente para o Ocidente. A essa força dá-se o nome de "Ascendente". As forças que partem do Oriente para o Ocidente e do Ocidente para o Oriente influem, principalmente, sobre o reino animal. Por este motivo os animais possuem a coluna vertebral horizontal. Essas forças atuam na caracterização da raça, tipo físico, forma física, aspectos físicos, etc. Daí o fato de todos os animais da mesma espécie possuírem características e formas físicas sempre iguais. Essas forças atuam no homem com mais potência durante os primeiros meses de sua infância quando ele é incapaz de permanecer de pé por muito tempo. Todo bebê é um pequeno animalzinho. Só sabe dormir, comer, excretar, dar grunhidos, chorar, etc. (Refiro-me aqui ao corpo físico do bebê, porque psicologicamente ele é um espírito em desenvolvimento, um hominho em formação, um futuro Homem com "H" maiúsculo em potencial, em estado adormecido, latente, que poderá despertar e espiritualizar-se, se encontrar o verdadeiro caminho da Luz.) Durante esse período as forças que circulam o planeta e que dão formas exteriores aos animais, também trabalham sobre o "bebê-homem" no sentido de fornecer-lhe uma aparência física peculiar, que a usará durante o decorrer de sua vida. Conforme o signo ou planeta que estava no horizonte onde nasce o Sol, serão as características físicas do homem e seu tipo. Ele poderá ser baixo, alto, feio, bonito, magro, gordo, forte, fraco, etc, dependendo dos planetas e aspectos relacionados com seu Ascendente. Esta é a razão pela qual os gêmeos, quase sempre, possuem formas físicas análogas. Essas forças também atuam no homem quando ele dorme ou permanece muito tempo deitado.
As forças que partem do Oriente para o Ocidente são positivas e as que partem do Ocidente para o Oriente são negativas. Por esta razão se aconselha a dormir sempre com a cabeça voltada para o Oriente.
Quanto mais o homem permanece deitado, quanto mais ele dorme ou descansa, mais se animaliza. Os homens preguiçosos que gostam mais de deitar-se, dormir e descansar, são pessoas fracas de espírito e quase nada realizam no mundo. Os grandes homens, os grandes realizadores passam a maior parte do tempo de pé ou sentados, trabalhando de alguma forma, sempre com a coluna ereta, vertical.
Em Astrologia as forças que partem do Oriente para o Ocidente chamam-se ASCEDENTE, porque ascendem, sobem, vão para cima.





Como sabemos, todos os corpos celestes (estrelas, planetas, luas, cometas, etc.)irradiam influências no espaço cósmico e essas influências são captadas pelos seres que vivem sobre o globo terrestre.
As forças que circulam sobre a Terra e que partem do Oriente para o Ocidente impregnam-se das influências do signo e planetas que estavam no horizonte oriental e transmitem essas influências a todos os seres viventes da Terra! Principalmente aqueles que estavam nascendo no momento.

Se uma pessoa, por exemplo, nasce quando o signo de Touro estava no horizonte oriental, então diz-se que o Ascendente dela é Touro. E o Planeta governante do seu corpo-físico é Vênus, porque Vênus é o planeta regente de Touro. Então essa pessoa fisicamente terá todas as características fornecidas por esse signo. E a condição do seu corpo será determinada pela posição do planeta Vênus nesse dia. Se Vênus estava bem colocado, bem aspectado, então o corpo físico será belo, forte, sadio ao passo que se Vênus estava mau colocado e mau aspectado, o corpo físico será fraco, feio e doente. Em qualquer momento que uma pessoa nasça, sempre haverá um signo no Ascendente ou um planeta. (As vezes não há nenhum planeta no Ascendente). Cada signo permanece durante duas horas no Ascendente. Por isso o dia tem 24 horas (doze signos) O corpo físico do nativo será influenciado por esse signo ou planeta que estava no Ascendente.

Existem, também, energias, forças, que partem do interior da Terra em direção a periferia, e influem principalmente nas plantas, que têm as raízes fincadas na terra, e o caule vertical.
E as forças que partem das estrelas e dos planetas, isto é, do exterior para interior da Terra, exercem sua influência principalmente no homem, as quais entram pela sua cabeça, pelo seu cérebro.
Como as mesmas leis que regem o mundo, regem o homem, nós podemos aproveitar as influências do signo Ascendente naquilo que fazemos, executamos e realizamos no mundo. Podemos escolher momentos mais adequados para tal ou qual tarefa ou realizações e darmos direções melhores as nossas criações. Para tanto, precisamos aprender a saber que signo ou planeta se encontra no Ascendente num momento dado. Através de um bom programa de Astrologia ou de uma efeméride é possível saber tudo sobre o Ascendente com precisão matemática.

2 comentários:

CMC disse...

j.nunez nascido no dia 28 de abril de 1975 as 7:00 da manhã, pelo que sei um taurino taurino, estou aqui para aprender um pouco com voce caro ABEL FERDANDES, Muito bom, interessante seus artigos sobre a assunto.

J.Nunez

Abel Fernandes disse...

Olá J Nunez, somos do mesmo signo, pois eu nasci no dia 27 de abril... Só que sou 30 anos mais velho que vc. Sou de 1945. Abraços.

Quem sou eu

Sou poeta, escritor, marchand, antiquário, artista plástico,fotógrafo amador, astrólogo, mitólogo, professor de desenho e pintura.