Trechos do livro inédito "ASTROLOGIA CONTEMPLATIVA E SIMBÓLICA" de Abel Fernandes

sexta-feira, 1 de junho de 2007




A HORIGEM DA ASTROLOGIA

A Astrologia é uma Ciência Sagrada. Sua origem se perde na noite dos tempos. Em épocas muito antigas a Astrologia era uma Escola de desenvolvimento harmonioso do homem. Através do seu estudo um homem adquiria um completo conhecimento sobre si mesmo, sobre o universo e as leis que regem todos os seres vivos. Seu estudo era ministrado pelos hierofantes, homens extraordinários, verdadeiros sábios, e era acompanhado por práticas individuais, exercícios oferecidos aos alunos conforme suas características próprias.
Os grandes sábios que dirigiam essa Escola procuravam infundir nos seus discípulos um profundo respeito pelas estrelas e planetas que enchem o espaço cósmico, e fazê—los compreender que esses gigantescos corpos celestes são os veículos físicos de extraordinários seres inteligentes, que apesar de estarem bastante afastados do nosso planeta, exercem poderosas influências sobre todos os habitantes da Terra.
Os estudantes aprendiam tudo o que era possível ser ensinado sobre cada planeta, cada grupo de estrelas que forma o Zodíaco, e a relação que cada um deles tem com nossa vida e nosso destino. Esses ensinos eram administrados de uma forma bem diferente daquilo que se vê nos dias de hoje pelos atuais astrólogos. Os ensinamentos eram dados em forma de belíssimas lendas e histórias, confeccionadas por habilidosos artífices sendo que cada conjunto de ideias eram verdadeiras obras primas de arte, cheias de beleza, de forma a produzir na alma dos estudantes uma impressão harmoniosa, inesquecível e benéfica ao mesmo tempo. Depois os estudantes meditavam longa e profundamente sobre aqueles símbolos e alegorias, e assim adquiriam um conhecimento real, bem diferente do conhecimento puramente intelectual. E com o tempo iam associando esses conhecimentos com sua própria pessoa, e aprendiam tudo o que se refere a sua própria evolução, origem e finalidade de sua estadia aqui neste planeta.
As práticas e exercícios ministrados nessa Escola tinham como objetivo o desenvolvimento harmonioso do homem, isto é, o desenvolvimento e crescimento de todas as suas qualidades, de todas as suas funções e partes em conjunto, de forma que com o passar do tempo ele ia adquirindo um conhecimento e um domínio cada vez maior sobre si mesmo.
Tudo o que sabemos hoje sobre Astrologia teve sua origem nessa Escola. Ela nasceu no oriente, entre os caldeus, depois se alastrou pela Ásia, até vir despontar na Grécia, onde transformou-se no conjunto de lendas e alegorias as quais conhecemos hoje pelo nome de Mitologia.
A alguns anos atrás descobriram em Denderah um templo em ruínas muito antigo, talvez mais antigo que as pirâmides do Egito, e dentro dele foi encontrado um Zodíaco esculpido em pedra. Isto significa que nessa época já se estudava e praticava a Astrologia. Todas as grandes civilizações antigas se ocuparam dessa ciência, que era considerada sagrada.
Depois, com o passar dos séculos, a Astrologia foi perdendo aquela sua pureza original, foi caindo no domínio popular e não demorou para que se transformasse num simples meio de se saber a sorte.


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Sou poeta, escritor, marchand, antiquário, artista plástico,fotógrafo amador, astrólogo, mitólogo, professor de desenho e pintura.