Trechos do livro inédito "ASTROLOGIA CONTEMPLATIVA E SIMBÓLICA" de Abel Fernandes

quinta-feira, 31 de maio de 2007

MÉTODO PARA APRENDER ASTROLOGIA.





UM MÉTODO MUITO INTERESSANTE PARA SE APRENDER ASTROLOGIA.
Estas primeiras explanações constituem o ALICERCE sobre o qual edificaremos nosso conhecimento de Astrologia. Por este motivo são fundamentais e de extrema importância. A primeira coisa que devemos fixar em nossa mente é que o nosso Sistema Solar ê um Ser em evolução, um Ser gigantesco, imenso, divino, que sente, pensa, se comunica, como nós, porém em nivel mais alto, cósmico, vivendo num plano de vida SUPERIOR ao nosso, mas que está sujeito as mesmas LEIS a que nós estamos sujeitos. E que nós somos miniaturas desse maravilhoso Ser. Somos pequeninas células d'Ele.Tudo o que e-xiste n'Ele, existe em nós, e tudo o que sucede n'Ele, automàticamente se reflete em nós...
Vou procurar transmitir a vocês o método que usei para aprender esta Ciência. Acho este método muito interessante, porque dá um conhecimento sólido, real, vivo, de forma que se torna difícil esquecer o que se aprendeu.
Quando pela primeira vez tomei contato com a Astrologia, por intermédio de uma fraternidade e escola rosacruciana de São Paulo, encontrei nela uma ciência admirável, capaz de abrir-me um campo maravilhoso de estudos e pesquisas sobre minha pessoa, capaz de fornecer-me uma orientação segura na vida, apta a auxiliar-me no estudo de minha própria alma, meu próprio "eu psicológico", e com capacidade de esclarecer-me sobre muitos assuntos de primordial importância para mim. Eu era jovem nessa época. Tinha aproximadamente 16 anos. (Início da década de sessenta)
Comecei então a ser dominado por um intenso desejo de aprendê-la! Mergulhei de cabeça na leitura e estudo criterioso de um livreto chamado "CHAVE DE INTERPRETAÇÃO" publicado pela fraternidade rosacruciana referida acima. Este folheto, muito bem escrito, dava uma explicação bastante resumida das influências de cada planeta, e foi daí que parti para meus primeiros raciocínios. Comecei a estudar cada planeta particularmente, e não tardei em descobrir que na própria condição física do planeta, na sua localização em relação ao o Sol, no seu símbolo, na sua lenda, está descrito o tipo de influência que ele exerce sobre nós. E para facilitar ainda mais os meus estudos, resolvi associar cada planeta com um dos deuses da mitologia greco-latina, e qual não foi o meu espanto quando descobri que quase toda a mitologia greco-latina não é outra coisa senão aulas de astrologia, porém de uma forma poética,
simbólica, muito bem velada, organizada de tal maneira que somente depois de muita meditação é que se consegue descobrir o que se oculta por trás de cada um daqueles símbolos.
Tomei como ponto de partida o Sol. Vejamos quais as características físicas do Sol.
A - Ele é o centro do nosso sistema planetário.
B – é a fonte de onde brota a luz, o calor e a vida.
C - Ele é o pai de todos os planetas.
D - Está sempre fixo em seu lugar, e tudo gira em redor dele.
Tudo depende dele.
Agora comparemos tudo isto com o nosso pequeno universo pessoal. O que é que dá vida a todos os nossos órgãos? Que é que nos ilumina interiormente? Não resta dúvida que é o nosso Eu Superior, nossa Essência, nosso Espírito Imortal. Portanto o Sol tem afinidade, sintonia, ligação com o nosso Espírito, nossa Essência, nosso Eu Superior, nosso coração, enfim, que é a fonte de toda vida e do calor que se irradia por todo nosso organismo. Os rosacruzes afirmam que nosso espírito, nosso Eu Superior, nossa essência reside no coração! Outras tradições esotéricas afirmam que o espírito reside na cabeça... Na verdade, as duas escolas estão certas, porque o espírito, como tudo no Universo, possui duas polaridades, e quando uma delas está no coração, a outra está na cabeça. No coração está o sentimento, e na cabeça, a razão, o raciocínio. Um homem sem sentimento, é incompleto, assim como um homem sem razão, também é incompleto. É nescessário que haja os dois polos ativos no homem para que ele seja um indivíduo equilibrado. Quando um dos dois lados prevalece, o desequilibrio acontece no indivíduo. O Sol representa, também, a nossa INDIVIDUALIDADE, e por conseguinte a nossa VONTADE. Da mesma forma como o Sol é o centro do nosso sistema planetário, assim também o nosso Eu Superior é o centro do nosso pequeno cosmo particular. Da mesma maneira como é dele que vem toda vida, luz e calor, assim também é do nosso Eu Superior que provém toda nossa vida e inteligência. As pessoas que têm como planeta governante o Sol, expressam em si todas as qualidades desse astro. São nobres, cheias de vida, inteligentes, positivas, individuais, voluntariosas, fixas, dominadoras e em qualquer profissão sempre assumem com facilidade cargos de chefia e comando. (O sígno regido pelo Sol é Leão) São exemplares chefes de família, e em qualquer ambiente onde estejam, estão sempre cercadas por outras pessoas, da mesma forma como o Sol está sempre cercado de planetas. Na mitologia grega o Sol é representado por Apolo, patrono da Verdade, do arco, da música, da medicina e da profecia. Foi o mais majestoso dos olímpicos. Geralmente as pessoas governadas pelo Sol, (quando o mesmo encontra-se bem aspectado, claro,) são sinceras, não gostam de mentir, são certeiras em seus conselhos (por isto é que Apolo era o deus do arco) são amantes da música, principalmente da música clássica, e possuem capacidade de curar e infundir vida nas pessoas que delas se aproximam.

Abel Fernandes (Trêcho do livro ASTROLOGIA REAL a ser relançado, corrigido e ampliado, futuramente.)



Um comentário:

Unknown disse...

Abel, essa sua abordagem é muito interessante e mostra a Astrologia multifacetada. Acredito que cada um que lê, de acordo com seu estágio de conhecimento e evolução, apreende o que lhe é permitido e possível. Parabéns mesmo! Abs
Beth

Quem sou eu

Sou poeta, escritor, marchand, antiquário, artista plástico,fotógrafo amador, astrólogo, mitólogo, professor de desenho e pintura.