Trechos do livro inédito "ASTROLOGIA CONTEMPLATIVA E SIMBÓLICA" de Abel Fernandes

quarta-feira, 30 de maio de 2007



A INFLUÊNCIA DOS PLANETAS


Existe um aforismo muito antigo que diz: "Assim como é em cima, é em baixo, e assim como é em baixo, é em cima." A verdade é que nós somos uma miniatura do Universo. Um microcosmo. As mesmas leis que regem o Universo, o Macrocosmo, regem também nosso ser!
O Universo é um conjunto de seres em evolução, grandes e pequenos, cuja variedade é quase infinita. Todo o Universo é vivo, e tudo está ligado. Cada ser depende de outro para viver e evoluir, e um age através do outro, se influenciando mutuamente. Assim é que o Sol é um Ser divino, extraordinário, vivo, inteligente, ativo, que alcançou um grau superior de evolução, e está caminhando para outras condições ainda mais elevadas! Os planetas que giram em torno do sol também são seres maravilhosos, extraordinários, vivos, inteligentes, ativos, e são os instrumentos através dos quais o Sol se expressa no Universo. Diríamos que os planetas são os órgãos vitais do sol. Todos os planetas que giram em torno do Sol, com exceção de Netuno, que pertence a outro sistema planetário, brotaram do Sol. Saíram de dentro dele da mesma forma que Eva saiu de dentro de Adão, que nós saímos de dentro de nossa mãe e a Lua brotou da Terra.
Podemos dizer que nosso Sistema Plane-tário, ou seja, o Sol com todos os seus planetas constitui um Ser que evolui em companhia de outros sistemas planetários, e que nós, a humanidade, fazemos parte desse Ser tal como as células do nosso corpo fazem parte de nós. Existe uma lei no Universo que induz um ser maior a auxiliar e colaborar com outro menor. Essa lei se expressa em todas as partes, em todos os planetas, se infiltra em todos os mundos e em todos os reinos da natureza. Assim é que os pais têm que criar, alimentar, ensinar, educar e proteger os filhos, até estes se tornarem adultos. Os professores têm que ensinar os jovens alunos até estes adquirirem todo conhecimento necessário. Essa é a lei, e toda vez que
ela é contrariada ou transgredida, atrai sofrimento e castigo aos transgressores. Cada um de nós é um ser individual, diferente de todos os demais, que um dia foi criado e colocado neste mundo para evoluir, crescer, e expandir-se indefinidamente. Tivemos nossa infância e em tempos muito remotos fomos auxiliados por seres bem mais superiores que nós, tal como toda criança é amparada e auxiliada pelos pais, tios, avós e mestres.... Nós viemos do Sol. Ou melhor, nossa essência, nosso espírito, é de origem solar! E desde que nascemos temos sido auxiliados por esses extraordinários seres que giram em torno do Sol, os planetas, e também pelo Sol e por outros seres que estão além do Sol, ou seja, as estrelas, as constelações, que na Astrologia são chamadas: Zodíaco, que é formado por doze sígnos.. Cada um ofereceu-nos algo, tal como quando uma criança nasce, recebe varias presentes de seus tios, padrinhos e pessoas mais chegadas a sua família. Assim é que, após havermos nascidos do Sol, cada planeta ofereceu-nos um veículo de expressão. De mercúrio recebemos a capacidade de raciocinar, pensar, aprender, planejar, idealizar, refletir, ensinar, falar, ouvir, comunicar. De Vênus recebemos a capacidade de ter sentimentos, amar, desejar, sentir atração pelo belo e procurar expressá-lo em nossas vidas. De Marte recebemos a coragem, a ousadia, a valentia, o entusiasmo, a capacidade de lutar, de vencer os obstáculos. Da Terra recebemos o corpo físico, com todas as suas possibilidades. De Júpiter a capacidade de associarmo-nos com nossos semelhantes, conquistarmos simpatias, tornarmo-nos populares, de atrairmos a atenção de outras pessoas. De Saturno a capacidade de sermos sérios, concentrados, meticulosos, previdentes, prudentes, econômicos. De Urano a capacidade de vermos mais alto, mais aci-ma das coisas corriqueiras da vida, de descobrirmos coisas novas, mundos novos, de enxergarmos além de nossa época e elevarmo-nos acima do comum. E de Netuno, que é um planeta amigo de nossa Sistema Solar, recebemos a capacidade de ver e sentir o invisível, aquilo que está oculto, de aspirar outras condições de vida diferentes da vida simplesmente material. Desta forma cada planeta ajudou-nos oferecendo-nos algo de sua natureza, e é através desse "algo". que eles se relacionam conosco, em nossas vidas. Segundo a Astrologia tradicional, cada planeta tem afinidade com um metal determinado e nós temos todos os metais em nosso corpo. Mais adiante falaremos dos metais de cada planeta.
Eis aqui o resumo esquemático do que foi dito acima:
SOL: vida, essência, espírito, caráter.
MERCÚRIO: mente, raciocínio, centro intelectual, capacidade de aprender, ensinar, falar.
VENUS: corpo de desejos, centro emocional, capacidade de ter sentimentos, e emoções; de amar, sentir-se atraído para o belo, de amar a harmonia, de desejar as coisas belas da vida.
MARTE: corpo vital, centro motor, energia sexual, coragem, capacidade de lutar, de enfrentar e combater as dificuldades da vida.
LUA: alma, cérebro, imaginação, metabolismo do corpo, a água e a vida orgânica de nosso organismo e também a fantasia, a personalidade, o lado feminino da energia sexual, a capacidade procriadora e cristalizadora.
TERRA: corpo físico.
JÜPITER: Capacidade de relacionar-se e associar-se com outros seres, com outras pessoas, de adquirir popularidade, de amar o que é justo, de auxiliar e ser auxiliado por outros. Religião.
SATURNO: Capacidade de concentração, de executar somente o essencial, de desprezar o inútil, capacidade de seriedade, de economia, prudência, frugalidade, discrição, silêncio, solidão.
URANO: capacidade de descobrir coisas novas, de ser diferente, original, de elevar-se acima do comum, de pesquisar o lado espiritual, oculto e elevado da vida, de enxergar o futuro, de ver mais alto, bem acima do corriqueiro e do normal. A genialidade, enfim..
NETUNO: capacidade de ver e sentir o invisível, de sentir-se atraído pelo oculto, de aspirar uma vida superior e diferente da vida comum e material, o sentimento religioso. Profecia, santidade, cura, magia, esoterismo...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Sou poeta, escritor, marchand, antiquário, artista plástico,fotógrafo amador, astrólogo, mitólogo, professor de desenho e pintura.